Modelo Pedagógico

O modelo pedagógico adotado na Proposta Educacional do Sistema Mackenzie de Ensino

é o cognitivo-interacionista, que trabalha com o conceito de conhecimento transmitido em uma base de raciocínio dedutivo, associado ao método indutivo da construção do entendimento, na interação do aluno com o objeto do conhecimento, mediante a orientação e intervenção do professor. Considerando que toda atividade educacional transmite uma filosofia de vida, esse modelo pedagógico está calcado no pensamento e na estrutura cognitiva da cosmovisão cristã evangélica reformada, que são moldados pelas pressuposições contidas na Bíblia.

A proposta curricular é estruturada de modo a abranger a orientação das Diretrizes Nacionais Curriculares, que propõem um currículo:

• focado nas competências básicas;

• organizado por área de conhecimento;

• estruturado a partir de princípios pedagógicos da contextualização – relação teoria e prática, e interdisciplinaridade – e diálogo entre os conhecimentos.

Não sendo um fim em si mesmo, esta proposta deve estar sempre sujeita à revisão em busca de uma qualidade que está calcada nos princípios eternos e absolutos da Palavra de Deus. De fato, é ao crivo da Bíblia que deve ser submetido todo labor humano formador de conhecimento e cultura e, particularmente, as estruturas de pensamento, em postura de constante exame de todas as coisas com o fim de reter o bem.