Colégio Presbiteriano Simonton

Redação Vencedora

Ser honesto é legal

Ser honesto é ser uma pessoa que sabe lidar com aquilo que ela acha ser correto ou errado, sempre tentando fazer o certo, sem contar mentiras para tudo, e claro, ser honesto consigo mesmo. Inclusive, isso pode causar uma grande diferença na vida de pessoas próximas que estão vendo suas atitudes, e consequentemente aprenderão com o exemplo, e que, sem dúvida, é o correto a se fazer. Ser honesto no geral é algo bom e que traz pontos positivos na sua vida, mas também pode trazer os seus pontos negativos.

A honestidade não e apenas encontrar uma nota de dinheiro no chão e devolvê-la para o dono, ou dizer apenas a verdade. Exige mais que isso! É assim que muitas pessoas pecam quando vão traduzir a palavra “honesta”. Você precisa ser verdadeiro consigo mesmo, o que também inclui dizer a verdade a alguém mesmo que se sinta magoado em seguida.

Não adianta fazer o certo esperando algo em troca, pois acaba se tornando o oposto do que realmente quer dizer a honestidade, ou seja, oportunista e interesseiro. Em um projeto escolar da turma do 9º ano, notas de dois reais foram espelhadas pela escola em postos estratégicos, com a intenção de não desmascarar, mas procurar ver se as pessoas estão sendo honestas no dia a dia. Todos os alunos que encontraram o dinheiro foram até o responsável adulto mais próximo e devolveram o pertence, provando que não são desonestos e que foi um ato certo a se fazer.

No geral, faça aquilo que você quer que façam com você, seja honesto com o próximo e consigo, mesmo, que será recompensado.

Thiago Litiery C. Moreira – 9º ano/Out-2018.

Redação Original

Desenhos Vencedor

Ser honesto é não pegar as coisas dos outros, sem permissão.’

As pessoas honestas fazem coisas boas.’